Image by Anna Dudkova

ENDOCRINOLOGIA

A endocrinologia veterinária tem por objetivo a prevenção, diagnóstico e reabilitação da saúde dos pets que apresentem doenças relacionadas a produção de hormônios. Os hormônios são produzidos em diferentes partes do corpo, eles controlam o metabolismo, crescimento o desenvolvimento e a reprodução, além de atuarem na adaptação dos animais ao meio ambiente.

A deficiência ou o excesso de hormônios em um organismo pode acarretar em diversas doenças e geralmente causam distúrbios clínicos como beber muita água, urinar exageradamente, apetite exacerbado, ganhar ou perder muito peso, lesões de pele recidivantes, cansaço, sonolência entre outros.

As mais frequentes são diabetes (deficiência de insulina), hipotireoidismo (deficiência de hormônio da tireoide), hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios da tireoide), hiperadrenocorticismo (produção excessiva de hormônios produzidos pelas adrenais) e hipoadrenocorticismo (deficiência de hormônios produzidos pelas adrenais).

Além disso, outra doença grave que podemos observar nos cães e gatos é a obesidade. De incidência alta é responsável pela menor qualidade de vida dos nossos pets. O excesso de peso, comprovadamente diminui a expectativa de vida: cães e gatos obesos vivem em média dois anos a menos que animais saudáveis.


Para se estabelecer o diagnóstico de uma endocrinopatia é necessária uma avaliação completa, a qual deve incluir toda a história clínica do seu pet, um especializado e minucioso exame clínico, além de exames complementares, dosagens hormonais e testes funcionais.