NEFROLOGIA

A Nefrologia Veterinária é uma área de atuação médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas aos rins, que podem ser atingidos por doenças de origem inflamatória, imunológica, infecciosa, neoplásica, degenerativa, congênita ou hereditária.

A bexiga e uretra também fazem parte do sistema urinário. Doenças como cistites, cálculos e obstrução da uretra acontecem com frequência. Sinais clínicos como dificuldade para urinar, alterações de cor da urina e dor podem ser observados nesses casos.

As doenças renais são muito comuns no mundo pet, muitas vezes silenciosas dando impressão saudável ao paciente, enquanto os rins se deterioram irremediavelmente. Muitos deles só apresentam sinais clínicos quando perdem parte considerável da função renal (cerca de 75%). Se não forem diagnosticadas precocemente e se não passarem por um tratamento adequado, a injúria tende a se tornar irreversível e progressiva. O médico veterinário normalmente recebe esses pacientes muito tardiamente, em condições crônicas, nesta fase trabalhamos para retardar o agravamento da doença renal, que normalmente tem anos de evolução.

Na medicina preventiva temos como objetivo buscar identificar fatores ou comportamentos de risco em cada paciente, e com auxílio dos exames laboratoriais e de imagem planejar um acompanhamento médico de acordo com cada necessidade.

Telefone e WhatsApp: (47) 3144-4300

R. Paraíba, 217 - Victor Konder | Blumenau - SC, 89012-130

  • Instagram
  • Facebook

©2020 Hospital de Clínica Veterinária Blumenau.